fbpx

  • Voz : Estevan Matheus
  • Musica: Sonnik

Como sabemos nós somos os próprios causadores de nossos transtornos e problemas, pensamentos, sentimentos. As atitudes do cotidiano, durante a vida,  acabam nos prejudicando.

Pensamentos negativos que temos que evitar:

  • Sou feio(a)
  • Não consigo aguentar essa dieta
  • Não sou capaz
  • Só comendo mesmo para aguentar esse momento

Muita caloria ingerida e pouco exercício

Fácil de identificar que estamos comendo mais do que precisamos, produtos industrializados, carboidratos simples, muitos doces. Acabamos por final ficando viciados, adictos a determinada comida, e não somente organicamente mas psicologicamente. Nosso sistema é como se fosse uma caixa fechada de reações químicas para o seu funcionamento. Quando entre outras tipo de comida ou substâncias são ingeridas, nosso corpo tem que se adaptar e se organizar para poder entender e ter bom funcionamento. No entanto quando ingerimos mais do que precisamos nosso corpo guarda a energia em forma de gordura. (Texto: Estevan Matheus)

De acordo com o Dra Cintia Cercato, endocrinologista, especialista do HC (Hospital das Clínicas)  Existem alguns motivos clássicos que definem o ganho de peso.

  • Privação do Sono
  • Composição Corporal
  • Alteração hormonais
  • Excesso de calorias ingeridas

Dormir Pouco:

Existe na literatura médica correlação inversa entre horas de sono e obesidade. Segundo a endocrinologista Cintia Cercato, estudos já comprovaram que dormir menos aumenta a fome. Isso acontece porque poucas horas dormidas causam alterações em hormônios que estão envolvidos na regulação do apetite. “Além disso, dormir menos também altera a termo regulação, o que reduz o gasto energético. Com a pessoa dormindo menos, ela fica mais cansada e menos ativa”, pontua.

Alterações de hormônios: 

Os hormônios também têm um papel fundamental no processo de emagrecimento. Isso porque algumas alterações hormonais podem fazer com que a queima calórica seja mais baixa. É por isso, que pessoas obesas ou com dificuldades de emagrecer precisam passar por avaliação médica.

O próprio hipotireoidismo, que é quando a tireoide está preguiçosa, pode dificultar a perda de peso, segundo a Dra. Cintia Cercato. Além disso, mulheres que estão entrando na menopausa – período conhecido como Peri menopausa – podem ter mais dificuldades de lidar com a balança. “O estrógeno, um hormônio feminino, tem um papel importante na queima de calorias, então, quando a mulher entra na menopausa, um dos primeiros sintomas é o ganho de peso, por conta da redução da produção estrogênica, que afeta o gasto energético”, afirma.

Abaixo texto por Estevan Matheus (crp 72871)

 

Existem tratamentos Psicológicos que ajudam as pessoas a aderirem a dieta mais facilmente:

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma terapia de curta duração, voltada para o agora apontando para o problema atual que a pessoa esta vivendo, não só modifica a forma de encarar e pensar o problema tirando aquilo que esta em desacordo e interferindo. A pessoa que esta submetida e decidida em fazer a terapia alcançara seu objetivo com mais velocidade.

Dicas de pensamentos negativos que devem ser evitados:

  • Ainda não comecei a fazer dieta e exercícios porque não tenho motivação
  • Vou comer só mais um pouquinho
  • Aculpa é do meu esposo(a) que faz essas comidas ótimas
  • Não posso deixar de comer esse bolo é falta de educação. Fui convidado para essa festa. (R: Diga que é intolerante ou esta fazendo algum tratamento que a impeça de comer)
  • Emagrecer envolve uma combinação de dieta saudável, exercícios físicos e mudanças no estilo de vida. É importante lembrar que cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Sempre é recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer dieta ou programa de emagrecimento.

    Aqui estão algumas dicas gerais para ajudar no processo de emagrecimento:

    1. Alimentação equilibrada: Consuma uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e grãos integrais. Evite alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas em excesso.

    2. Controle das porções: Preste atenção ao tamanho das porções e evite comer em excesso.

    3. Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia. A hidratação adequada é essencial para o funcionamento do corpo.

    4. Exercícios físicos: Faça atividades físicas regularmente. Encontre uma atividade que você goste, seja caminhada, corrida, natação, dança, entre outras.

    5. Evite dietas radicais: Dietas extremamente restritivas ou da moda podem ser prejudiciais à saúde e causar efeito sanfona (ganho de peso após o emagrecimento).

    6. Tenha paciência: O emagrecimento saudável é um processo gradual. Seja paciente e consistente em seus esforços.

    7. Durma bem: A qualidade do sono também pode afetar o peso corporal. Tente ter uma rotina de sono regular.

    8. Evite estresse: O estresse pode levar a hábitos alimentares não saudáveis. Procure formas de lidar com o estresse, como meditação, yoga ou outras atividades relaxantes.

    9. Acompanhamento profissional: Se possível, procure a orientação de um nutricionista ou profissional de saúde para desenvolver um plano de emagrecimento personalizado.

    10. Procurar no YouTube @drdasdietas

 

 

 

 

Sobre : Estevan Matheus

Empresário, Psicólogo, há mais de 10 anos realizando serviços exclusivos na área web. Neste site  ofereço meus serviços digitais como também: aplicações, softwares, conceitos, conteúdos, tecnologia, mercado financeiro, Analise técnica, Psicologia do Cotidiano, entre outros. Cursos e Produtos foram previamente escolhidos pelo conteúdo oferecido e qualidade do produtor. Aviso: O Objetivo desse website  é informar as pessoas sobre conceitos e técnicas utilizados por mim em meu cotidiano, assim sendo não pretendo oferecer solução infalível para nenhum dos assuntos tratados aqui. Os exemplos e conteúdos utilizados, tem o objetivo meramente didático de fontes confiaveis e não representam recomendações impostas. Eu não me responsabilizo , por quaisquer resultados obtidos pelo internalta devido a utilização de aplicações, metodologias citadas e contidas nesse website.

Assuntos Relacionados 

O que caracteriza a psicologia reversa?

O que caracteriza a psicologia reversa?

A psicologia reversa é uma técnica psicológica utilizada para influenciar o comportamento de uma pessoa, induzindo-a a fazer algo através de sugestões contraditórias ou inversas. Em outras palavras, ao invés de pedir diretamente que alguém faça algo, você utiliza...

Abrir Whatsapp
Tire suas dúvidas sem compromisso!!
Estou online
Como posso ajuda-lo?