• Voz : Estevan Matheus
  • Musica: Sonnik

Como sabemos nós somos os próprios causadores de nossos transtornos e problemas, pensamentos, sentimentos. As atitudes do cotidiano, durante a vida,  acabam nos prejudicando.

Pensamentos negativos que temos que evitar:

  • Sou feio(a)
  • Não consigo aguentar essa dieta
  • Não sou capaz
  • Só comendo mesmo para aguentar esse momento

Muita caloria ingerida e pouco exercício

Fácil de identificar que estamos comendo mais do que precisamos, produtos industrializados, carboidratos simples, muitos doces. Acabamos por final ficando viciados, adictos a determinada comida, e não somente organicamente mas psicologicamente. Nosso sistema é como se fosse uma caixa fechada de reações químicas para o seu funcionamento. Quando entre outras tipo de comida ou substâncias são ingeridas, nosso corpo tem que se adaptar e se organizar para poder entender e ter bom funcionamento. No entanto quando ingerimos mais do que precisamos nosso corpo guarda a energia em forma de gordura. (Texto: Estevan Matheus)

De acordo com o Dra Cintia Cercato, endocrinologista, especialista do HC (Hospital das Clínicas)  Existem alguns motivos clássicos que definem o ganho de peso.

  • Privação do Sono
  • Composição Corporal
  • Alteração hormonais
  • Excesso de calorias ingeridas

Dormir Pouco:

Existe na literatura médica correlação inversa entre horas de sono e obesidade. Segundo a endocrinologista Cintia Cercato, estudos já comprovaram que dormir menos aumenta a fome. Isso acontece porque poucas horas dormidas causam alterações em hormônios que estão envolvidos na regulação do apetite. “Além disso, dormir menos também altera a termo regulação, o que reduz o gasto energético. Com a pessoa dormindo menos, ela fica mais cansada e menos ativa”, pontua.

Alterações de hormônios: 

Os hormônios também têm um papel fundamental no processo de emagrecimento. Isso porque algumas alterações hormonais podem fazer com que a queima calórica seja mais baixa. É por isso, que pessoas obesas ou com dificuldades de emagrecer precisam passar por avaliação médica.

O próprio hipotireoidismo, que é quando a tireoide está preguiçosa, pode dificultar a perda de peso, segundo a Dra. Cintia Cercato. Além disso, mulheres que estão entrando na menopausa – período conhecido como Peri menopausa – podem ter mais dificuldades de lidar com a balança. “O estrógeno, um hormônio feminino, tem um papel importante na queima de calorias, então, quando a mulher entra na menopausa, um dos primeiros sintomas é o ganho de peso, por conta da redução da produção estrogênica, que afeta o gasto energético”, afirma.

Abaixo texto por Estevan Matheus (crp 72871)

 

Existem tratamentos Psicológicos que ajudam as pessoas a aderirem a dieta mais facilmente:

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma terapia de curta duração, voltada para o agora apontando para o problema atual que a pessoa esta vivendo, não só modifica a forma de encarar e pensar o problema tirando aquilo que esta em desacordo e interferindo. A pessoa que esta submetida e decidida em fazer a terapia alcançara seu objetivo com mais velocidade.

Dicas de pensamentos negativos que devem ser evitados:

  • Ainda não comecei a fazer dieta e exercícios porque não tenho motivação
  • Vou comer só mais um pouquinho
  • Aculpa é do meu esposo(a) que faz essas comidas ótimas
  • Não posso deixar de comer esse bolo é falta de educação. Fui convidado para essa festa. (R: Diga que é intolerante ou esta fazendo algum tratamento que a impeça de comer)

 

 

 

 

Quer Aprender a Viver Online? Ganhar Dinheiro? Veja esse curso que esta revolucionando a vida das pessoas!

Viver Online faça sua independência

Aumente sua Auto estima, emagreça, fique saudável agora! 

emagreça-10-kilos-em-30-dias