fbpx

Voz: Estevan Matheus
Musica : Sergey Cheremisinov

Aquela grande máxima usada sempre : “Repetir a mentira até que se torne realidade” .. Essa formula é usada muito por políticos que querem atacar o outro partido, repetindo infinitamente o “causo fictício” para destruir e diminuir as chances do adversário. Usando disso, teorias infundadas ganham fama e até mesmo mais visibilidade que o fato real. No entanto alguns fatores colaboram para isso. Nosso funcionamento psíquico!

Preconcepção do certo coletivo:

Quanto mais pessoas acreditarem em uma informação, mais certo será a aceitação dessa ideia. Assim sendo, quanto mais estamos expostos a determinado conceito real ou imaginário, mais fácil será de acreditar. Se essa ideia permeia nosso grupo social, de convívio, mais rapidamente o conceito se espalha, e assim sucessivamente. O coletivo é atingido em cheio e exponencialmente o assunto virará manchete na mente de todos.

Vide conceito da Terra em formato de Pizza (absurdo contemporâneo). Contradizendo as ideias comprovadas de Galileu Galilei, pai da ciência moderna, homem esse que além de cientista era físico, astrônomo, escritor e filósofo, chegou a ser perseguido. Contradizendo também o Fidalgo Fernão de Magalhães que comprovou a terra ser redonda pela navegação. E distante na história, “Pitágoras 330 antes de Cristo” conseguiu calcular a distancia entre cidades e a curvatura entre elas, graus etc…

Um ser social, fazer parte de um grupo é importante:

Para Aristóteles (384-322 a.c.) Autor da frase “O homem é um sujeito Social”. Somos Animais solidários dependemos uns dos outros, iniciamos nossa vida adulta no final da adolescência e nela nos identificamos com determinado grupo, nos afinamos, fazemos amigos para nos sentir seguros.  A partir desse comportamento humano as teorias conspiratórias permeiam o intrínseco e cercam reforçando nossos modelos de padrão coletivo social. Nossos paradigmas!

Outra visão

A teoria da conspiração é uma explicação ou narrativa que sugere que eventos ou acontecimentos significativos são resultado de um plano secreto ou conspiração, geralmente envolvendo um grupo de pessoas poderosas ou influentes que atuam às escondidas para atingir um objetivo oculto. Essas teorias normalmente vão contra a versão oficial dos fatos apresentada por fontes confiáveis, como governos, agências de notícias ou especialistas.

As teorias da conspiração podem abranger uma ampla gama de tópicos, desde eventos históricos importantes, tragédias, fenômenos naturais, até questões políticas, sociais, econômicas e científicas. Algumas teorias da conspiração populares incluem a alegação de que o homem nunca chegou à lua, que os governos escondem informações sobre vida extraterrestre, que eventos terroristas foram forjados ou permitidos pelo governo, entre muitas outras.

É importante ressaltar que nem todas as alegações de conspiração são infundadas ou completamente falsas. Alguns eventos históricos têm, de fato, envolvido ações secretas e conspiratórias. No entanto, muitas teorias da conspiração são baseadas em informações distorcidas, mal interpretadas ou simplesmente fantasiosas, com pouca ou nenhuma evidência factual para sustentá-las.

As teorias da conspiração podem ser amplamente disseminadas, especialmente com a popularidade das mídias sociais e da internet, onde informações não verificadas podem se espalhar rapidamente. É essencial adotar uma abordagem cética e crítica em relação a essas teorias, buscando fontes confiáveis e evidências concretas antes de aceitar ou compartilhar informações potencialmente enganosas ou enganosas.

 

 

 

 

 

Sobre : Estevan Matheus

Empresário, Psicólogo, há mais de 10 anos realizando serviços exclusivos na área web. Neste site  ofereço meus serviços digitais como também: aplicações, softwares, conceitos, conteúdos, tecnologia, mercado financeiro, Analise técnica, Psicologia do Cotidiano, entre outros. Cursos e Produtos foram previamente escolhidos pelo conteúdo oferecido e qualidade do produtor. Aviso: O Objetivo desse website  é informar as pessoas sobre conceitos e técnicas utilizados por mim em meu cotidiano, assim sendo não pretendo oferecer solução infalível para nenhum dos assuntos tratados aqui. Os exemplos e conteúdos utilizados, tem o objetivo meramente didático de fontes confiaveis e não representam recomendações impostas. Eu não me responsabilizo , por quaisquer resultados obtidos pelo internalta devido a utilização de aplicações, metodologias citadas e contidas nesse website.

Assuntos interessantes para ler

O que caracteriza a psicologia reversa?

O que caracteriza a psicologia reversa?

A psicologia reversa é uma técnica psicológica utilizada para influenciar o comportamento de uma pessoa, induzindo-a a fazer algo através de sugestões contraditórias ou inversas. Em outras palavras, ao invés de pedir diretamente que alguém faça algo, você utiliza...

Abrir Whatsapp
Tire suas dúvidas sem compromisso!!
Estou online
Como posso ajuda-lo?